Jair Bolsonaro não serve mais para o mundo atual

bolsonaro-randolf

Por mais que tentemos compreender, é difícil entender como uma pessoa de atitudes tão fascistas, preconceituosas, tresloucadas, provocativas e inconsequentes ainda consegue ser eleita e reeleita inúmeras vezes no mundo de hoje, numa cidade como o Rio de Janeiro, considerada politizada e crítica. Estamos falando, é claro, do deputado federal Jair Bolsonaro, que protagonizou recentemente mais um caso de pura arbitrariedade. Ao tentar forçar a entrada no 1° Batalhão de Polícia do Exército, na zona norte do Rio, o deputado, impedido de entrar – ele não faz parte da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro e não estava na lista dos integrantes da visita ao local onde funcionou o Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) – agrediu covardemente com um soco na barriga o senador Randolfe Rodrigues.

A verdade é que o número de apoiantes das causas bolsonaristas no Rio de Janeiro ainda é enorme nesse momento de transição cultural, política e social em que vivemos, o que explica as sucessivas eleições dele e de seus três filhos, doutrinados nas mesmas ideias do pai, certamente com ferrenha disciplina militar. São pessoas que têm alguma ligação, direta ou indireta, com os círculos militares e com a polícia, e isso sem falar nos católicos da direita, que influenciam as camadas mais pobres a defender o tipo de ideal conservador bolsonarista: família patriarcal, rígida, racista e homofóbica, católica e cegamente patriótica.

Felizmente, atualmente esse modelo vem sofrendo críticas por todos os lados e vem sendo desafiado por novas propostas, mais plurais, mais democráticas e menos preconceituosas. E por isso mesmo vemos a reação crescente desses grupos mais radicais que representam o ideário do passado que agora está desmoronando – cujos representantes máximos na política são justamente Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. Como eu já disse uma vez, a reação cada vez maior desses grupos conservadores é o maior indício de que as coisas estão mudando para melhor (o que os deixa inconformados).

Veja também: O que Hitler, Trump e Bolsonaro têm e não têm em comum

Bolsonaro é exemplo do que há de mais abjeto na política e ainda não notou que é um monstro anacrônico que não tem mais vez no mundo atual. Sua reação, ao tentar tumultuar a visita dos membros da Comissão da Verdade no Batalhão de Polícia do Exército, local onde ocorreram inúmeros casos de tortura, é apenas uma tentativa desesperada de manter o silêncio da História sobre o passado negro que ele representa. Nesse momento, a sociedade brasileira vive uma batalha para decidir se recupera esse passado criminoso para fazer justiça e impedir que jamais tenhamos de novo que conviver com o fascismo, ou se mantemos a sujeira debaixo do tapete, e continuamos a dar cartaz para figuras nefandas como Jair Bolsonaro.





Comentários

  1. Adilson Fernandes Azevedo23/09/2013, 22:25

    Hoje o Bob Fernandes falou uma coisa certa: o Congresso tem medo desse pilantra sem-vergonha. Só isso explica que a atitudes dele fiquem impunes.
    Parece que estão esperando algo mais grave acontecer...

    ResponderExcluir
  2. Olá Adilson,

    Por um acaso eu vi esse comentário no Facebook, e concordo plenamente. Bolsonaro já deu inúmeros motivos para responder por falta de decoro parlamentar por racismo, homofobia, e cretinice na defesa da Ditadura Militar. Mas como tem colega dele que deve secretamente concordar com ele, aí já viu...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse país é uma vergonha, não dá pra acreditar que ainda existem pessoas que defendem esse tipo de pessoa baixa.
    Mas é exatamente isso, se o Boçalnaro tem tanto poder, é porque tem muita gente que apoia ele, mesmo sem admitir publicamente

    ResponderExcluir
  4. Visitando o blog, a coluna de posts mais visitados me chamou a atenção. Vim pela curiosidade, e porque já vi em leituras anteriores que seus posicionamentos são sensatos e críticos.
    O que é realmente lamentável é notar que esse post foi escrito há dois anos, e que pouca coisa mudou. Jair Bolsonaro continua com suas loucuras e seu fascismo, e pessoas continuam a lhe dar ouvidos e a concordar cegamente com tudo o que ele diz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Rio de Janeiro e Bonn: duas ex-capitais, dois destinos diferentes

Por que ocultam o debate da obsolescência programada no tema ambiental

O Holocausto como monopólio e trunfo dos sionistas.

A História dos Sambas-Enredos no Carnaval Carioca: Entre Melodias e Críticas Sociais

Totalitário é o capitalismo