Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?






Esse foi um tema proposto recentemente numa comunidade de história na internet, e que gerou calorosos debates. Aparentemente, esse é um assunto sem muita importância, mas só o fato de envolver questões de profundos vieses ideológico e psicológico já faz desse debate algo muito relevante.

O nome do país suscita as controvérsias. Eles são os Estados autônomos que se uniram para formar um país no continente americano. Daí Estados Unidos da América. Alguns participantes da comunidade na internet defenderam que os nascidos naquele país sejam considerados “americanos” e não “estadunidenses” porque “Estados Unidos” é “relativo à sua forma de organização político-administrativa” sendo que em outros países “a construção do gentílico se dá com base apenas no último termo”. Daí Brasil resulta brasileiros; Canadá – canadenses; Argentina – argentinos, e assim por diante.




Temos dois equívocos neste argumento. Primeiro, porque a forma de organização político-administrativa do país é República Constitucional. “Estados Unidos” é relativo apenas ao contexto histórico da formação do país, ou seja, a união de Estados autônomos.

Segundo, Brasil, Canadá, Argentina são, de fato, nomes de países. O mesmo não se aplica a “América”, que é o nome do continente. Portanto, Brasil – brasileiro; Argentina – argentino, não é o mesmo que América – americano. Isso só é verdade se você estiver se referindo a quem nasceu no continente americano e não nos Estados Unidos.

“Americanos” por costume


Há quem sustente que eles são “americanos” porque na Europa e no resto do mundo eles são tratados assim. Mas imagine o que aconteceria se hipoteticamente existisse um país no continente europeu chamado "Estados Unidos da Europa", cujos habitantes se autodenominassem "os europeus"... O que será que portugueses, alemães, franceses, italianos, pensariam disso? Será que concordariam e abririam mão de serem lembrados também como europeus? É claro que não.




É óbvio que o resto do mundo nomeia quem nasceu nos Estados Unidos como “americanos”, não por costume, mas pela força da sugestão. Quem pode resistir a tamanha máquina de propaganda, à produção cultural de massa dos seus filmes e produtos midiáticos, além do peso da sua influência ideológica que impõe a sua maneira de viver e pensar a todo o planeta?

Como então devem ser chamados?


Quem nasce nos Estados Unidos também é norte-americano, mas esse termo não se aplica corretamente caso você esteja se referindo apenas a quem nasceu naquele país. Pois canadenses e mexicanos também são norte-americanos, é bom lembrar. Portanto, a única maneira de se referir corretamente a quem nasceu nos Estados Unidos é chamá-los estadunidenses.

Americanos somos todos nós deste vasto continente, desde os índios quéchua da Bolívia até os esquimós do norte do Canadá, e o fato deles se apropriarem do termo para si é mais uma questão de poder e ideologia do que de mera "terminologia gentílica". Afinal, a subordinação de outras culturas e ideologias não se dá apenas através das armas. A destruição da autoestima e da cultura de outros povos se dá também através do sequestro da sua identidade. E é esse o papel da ideologia por trás de um assunto aparentemente tão banal, como tantos outros do nosso dia-a-dia, mas que estão cheios de segundas intenções escondidas.








Comentários

  1. gostei muito do texto, também sou professor de historia embora esteja aposentado, fico muito contente de saber que pessoas como você estejam no exercício do magisterio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado nobre colega, fico lisonjeado com as suas palavras. Espero manter o legado dos meus grandes mestres na disciplina.

      Grande abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
  2. Se eles próprios se denominam americans e não unitedstatians, qual o sentido de chamá-los de forma totalmente distinta? Faria mais sentido, a meu ver, fazer uma distinção no estilo paulista x paulistano.

    Podemos achar arrogante ou o que for eles batizarem o país com o mesmo nome do continente, mas é o nome do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do país ou o nome do nosso continente?

      Excluir
    2. Concordo com vc Leonardo. E sim, América é o nome do continente e do país. Quanto a estadunidense, só existe na língua brasileira.

      Excluir
    3. Se eu me chamar de Majestade todos terão que me tratar assim?
      Eu sou paulistano pois nasci na capital do estado. Quem nasce na grande São Paulo é paulista portanto eu sou paulista e paulistano.

      Excluir
    4. Concordo com você Leonardo, já que querem chamar cidadãos nascidos nos Estados Unidos da America de estadunidenses, então por que não chamamos os cidadãos nascidos nos ESTADOS UNIDOS MEXICANOS de estadunidenses também?
      America é nome do país assim como México, então temos americanos e mexicanos, qual o problema de um país colocar o seu nome igual ao continente que se localiza? Poque só implicam com eles, e não com os mexicanos que também são estados unidos?

      Excluir
    5. El nombre AMERICA fue dado al CONTINENTE descubierto por los españoles en honor al navegante explorador italiano nacionalizado español AMERICO VESPUCIO porque fue uno de los primeros en darse cuenta que este era un nuevo CONTINENTE y no la India como creyó erróneamente Cristóbal Colón por eso se llamó a nuestro CONTINENTE AMERICA en su honor porque nuestro CONTINENTE se llama AMERICA y no por ejemplo Americo ya que nombre fue dado en honor a AMERICO VESPUCIO porque los otros CONTINENTES tenían nombres en FEMENINO EUROPA ASÍA ÁFRICA por eso también se decidió llamar a nuestro CONTINENTE AMERICA en FEMENINO y no por ejemplo Americo el nombre AMERICA fue dado al CONTINENTE descubierto por los españoles en honor al navegante explorador italiano nacionalizado español AMERICO VESPUCIO en el AÑO 1507 en esa época solo habían en el CONTINENTE colonias españolas y portuguesas los británicos llegaron al CONTINENTE recién en el AÑO 1607 100 años después de dado el nombre al CONTINENTE
      EEUU es un país que literal mente no tiene nombre por lo tanto eso tampoco les permite tener un gentilicio propio único que los identifique su "nombre" solo indica su posición geográfica donde se encuentran situados en un CONTINENTE llamado AMERICA "estados unidos DE america" que serían los estados unidos de las colonias británicas en AMERICA las 13 colonias británicas en AMERICA haciendo referencia al CONTINENTE donde se encuentran situados llamado AMERICA caso parecido el nombre del país SUDÁFRICA que su nombre sólo indica su posición geográfica donde se encuentran situados al SUR de un CONTINENTE llamado ÁFRICA pero como las ratas de EEUU están acostumbrados a querer apropiarse de lo que no les pertenece y como su país literalmente NO TIENE NOMBRE los muy ignorantes idiotas sin vergüenzas ladrones estafadores se empezaron a creer los únicos "american" del mundo y lo más estúpido y ridículo del caso empezaron a considerar sólo "america" a su país y así viven en su mundito irreal falsificado y de fantasía pobre gente estúpida ignorante dan lástima

      Excluir
    6. Excelente comentário Gabriel, concordo plenamente.
      Grande abraço.

      Excluir
    7. Na verdade isso é mentira, tanto em espanhol quanto em ingles mesmo existe "estadunidense"

      Excluir
  3. Essa é uma das grandes bobagens que já surgiu.. Vamos a história, o Brasil, até 1969 se chamava Estados Unidos do Brasil... se fosse utilizarmos o termo gentilico para designar os americanos como estadunidenses é correto deduzir que o mesmo se aplicaria aos brasileiros até 1969. O que temos aqui é que o pais adotou o mesmo nome do continente, da mesma forma que a cidade de São Paulo tem o mesmo nome do estado. Mas o fato é que a América é dividida em 3 subcontinentes que deveria, isto sim ter 3 nomes distintos, ao inves de norte, central e sul, da mesma forma que ocorre com a Europa que está ligada por terra à Africa e à Asia... Minha sugestão é que a américa do sul se chama-se Banana... pois é a terra das republiquetas e dos cabeças de vento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer recorrer à história, que eu acho bom, então você sabe que o Brasil era "Estados Unidos do Brasil" não por algum contexto histórico como naquele país do norte e sim por puro macaquismo de nossas elites. Nosso país já tinha um nome, e nossa federação não surgiu de baixo pra cima, ou seja, não foram os Estados descentralizados que se uniram, e sim o Estado centralizado que sustentou desde sempre a federação.

      Você dizer que os Estados Unidos por falta de criatividade ou seja lá por que razão apenas adotou o nome do continente como seu, como São Paulo, não leva em conta a questão da identidade, que em última anáise coloca todos os países americanos como o quintal da "América". Isso não é coisa pouca a ser levada em conta.

      A sua própria mente colonizada que chama a América do Sul de Banana, terra de republiquetas, sem levar em conta o papel golpista dos Estados Unidos neste território é o exemplo perfeito de como a baixa auto-estima nos afeta.

      Excluir
    2. Em sua ajuda, embora vc não precise, rs: Depois de Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, onde seríamos reinounidistas, passamos a Império do Brasil, quando seríamos imperialistas (ou imperialenses?) e só em 1891 passamos a ser EU do Brasil, pretendendo sermos chamados de estadunidenses? Explique-me, professor, pq foi EU se a divisão era por províncias. Quiçá Províncias Unidas do Brasil, quando seríamos chamados de provincianos?

      Excluir
    3. Olá,
      A questão é que formas de unidade política (Império, Província, Estado, etc.) não podem ser confundidas com o nome próprio do país. O Brasil tinha um nome, Portugal tinha um nome, Algarve também, então a denominação "reino unido" se refere a forma político-administrativa que aqueles Estados resolveram fomentar.
      Os Estados Unidos da América é um caso diferente. Eles não têm um nome próprio e usam um termo para designar seu país que não é válido, pois já representa outra coisa, o continente americano, no caso. Por causa dessa condição especial, é que devem ser chamados pelo nome da organização político-jurídica: estadunidenses.
      É apenas um detalhe? Não. Todo esse post e esse debate só teve uma intenção: em como o diabo mora nos detalhes. É justamente por fazermos pouco caso dos detalhes que sofremos consequências de forma indireta, uma colonização muito bem disfarçada que nos coloca como americanos de segunda categoria. Já que americano mesmo seria o que mora nos Estados Unidos. Esse é o detalhe principal e não a discussão semântica sem si.
      Grande abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
    4. Perfeito, professor!

      Excluir
    5. Parabéns professor Almir, precisamos de pessoas como vc. infelizmente muitos Brasileiros não conseguem compreender que pequenos datalhes como esse citado afetam o resto do nosso continente, mas o tempo pode modificar isso futuramente se as pessoas começarem a usar o termo correto para se referir aos nascidos nos EUA (Estadunidenses).
      Infelizmente as pessoas aqui no Brasil acham que patriotismo é torcer pela seleção na copa do mundo (FIFA).

      Excluir
  4. Murikano, Redneck ou Boneco da Michelin

    São esses os três termos corretos para se referir aos nascidos nos Estados Unidos da Murika

    ResponderExcluir
  5. Murikano Redneck08/05/2017, 13:03

    Lista de regimes autoritários apoiados pelos Estados Unidos no passado

    1876-1911 México Porfirio Díaz
    1929-2000 México Partido Revolucionário Institucional
    1932-1944 El Salvador Maximiliano Hernández Martínez
    1933-1949 Honduras Tiburcio Carías Andino
    1953-1957 Colômbia Rojas Pinilla
    1948-1958 Venezuela Marcos Pérez Jiménez
    1908-1935 Venezuela Juan Vicente Gómez
    1898-1920 Guatemala Manuel Estrada Cabrera
    1931-1944 Guatemala Jorge Ubico
    1952-1959 Cuba Fulgencio Batista
    1930-1961 República Dominicana Rafael Trujillo
    1966-1985 Guiana Forbes Burnham
    1954-1986 Guatemala Efraín Ríos Montt e outras juntas
    1963-1982 Honduras Oswaldo López Arellano, Juan Alberto Melgar Castro e Policarpo Paz García
    1961-1979 Partido da Coalizão Nacional El Salvador (El Salvador)
    1979-1982 El Salvador Junta do Governo Revolucionário de El Salvador
    1963-1967 Equador Junta del
    1964-1969 Bolívia René Barrientos
    1971-1978 Bolívia Hugo Banzer
    1973-1985 Uruguai ditadura cívico-militar do Uruguai
    1966-1973 Argentina Revolução Argentina
    1976-1983 Processo Nacional de Reorganização da Argentina
    1964-1985 Brasil Governo militar brasileiro
    1936-1979 Nicarágua família Somoza
    1957-1971 Haiti François Duvalier
    1971-1986 Haiti Jean-Claude Duvalier
    1968-1981 Panamá Omar Torrijos
    1983-1989 Panamá Manuel Noriega
    1954-1989 Paraguai Alfredo Stroessner
    1973-1990 Chile Augusto Pinochet
    1992-2000 Peru Alberto Fujimori
    1948-1960 Coréia do Sul Syngman Rhee
    1958-1969 Paquistão Ayub Khan
    1961-1979 Coréia do Sul Parque Chung-hee
    1979-1988 Coreia do Sul Chun Doo-hwan
    1955-1963 Vietnã do Sul Ngo Dinh Diem
    1965-1975 Vietnã do Sul Nguyen Van Thieu
    1970-1975 Camboja República do Khmer Lon Nol
    1969-1971 Paquistão Yahya Khan
    1941-1979 Irão Mohammad Reza Pahlavi
    1965-1986 Filipinas Ferdinand Marcos
    1978-1988 Paquistão Muhammad Zia-ul-Haq]
    1963-1967 Iraque Abdul Salam Arif, Abdul Rahman Arif
    1982-1990 Iraque Saddam Hussein
    1967-1998 Indonésia Suharto
    1949-1953 Síria al-Za’im-Shishkali-al-Hinnawi Junta
    1999-2008 Paquistão Pervez Musharraf
    1990-2016 Uzbequistão Islam Karimov
    1990-2005 Quirguistão Askar Akayev
    1978-2012 Iémen do Norte Ali Abdullah Saleh
    1971-1985 Sudão Gaafar Nimeiry
    1978-1991 Somália Siad Barre
    1930-1974 Etiópia Haile Selassie
    1980-1990 Libéria Samuel Doe
    1991-2012 Etiópia Meles Zenawi
    1965-1997 República Democrática do Congo Zaire Mobutu Sese Seko
    1982-1990 Chade Hissène Habré
    1981-2011 Egito Hosni Mubarak
    2012-2013 Egito Mohamed Morsi
    1948-1994 África do Sul Apartheid
    1987-2011 Tunísia Zine El Abidine Ben Ali
    1953-1975 Espanha Francisco Franco
    1941-1974 Portugal António de Oliveira Salazar
    1967-1974 Grécia Junta militar grega
    1980-1989 Turquia Junta militar turca
    1969-1989 Roménia Nicolae Ceauşescu
    1941-1975 República da China Chiang Kai-shek
    1948-1957 Tailândia Plaek Phibunsongkhram
    1963-1973 Tailândia Thanom Kittikachorn
    1958-1963 Tailândia Sarit Thanarat
    1987-1999 Fiji Sitiveni Rabuka

    Lista de regimes autoritários apoiados pelos Estados Unidos…

    1991-presente – Azerbaijão – Heydar Aliyev; Ilham Aliyev
    1992-presente – Cazaquistão – Nursultan Nazarbayev
    1959-presente – Singapura – Partido de Ação Popular
    1984-presente – Brunei – Hassanal Bolkiah
    2011-presente – Vietnã – Trương Tấn Sang
    2014-presente – Tailândia – Prayut Chan-o-cha
    1994-presente – Tajiquistão – Emomali Rahmon
    2006-presente – Turcomenistão – Gurbanguly Berdimuhamedow
    1945-presente – Arábia Saudita – Casa de Saud
    1999-presente – Bahrein – Hamad bin Isa Al Khalifa
    1972-presente – Qatar – Casa de Thani
    1970-presente – Omã – Qaboos bin Said al Said
    1954-presente – Jordânia – Dinastia Hashemite
    1971-presente – Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos
    2014-presente – Egito – Abdel Fattah el-Sisi
    1777-presente – Marrocos – Dinastia Alaouite
    1999-presente – Djibuti – Ismaïl Omar Guelleh
    1979-presente – Guiné Equatorial – Teodoro Obiang Nguema Mbasogo
    1982-presente – Camarões – Paul Biya
    1990-presente – Chade – Idriss Déby
    1986-presente – Uganda – Yoweri Museveni
    2000-presente – Ruanda – Paul Kagame
    2011-presente – Sudão do Sul – Salva Kiir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por esta preciosa informação.

      Excluir
    2. amigo muitos dos regimes que vc citou não receberam apoio direto dos EUA. Sinto muito...

      Excluir
  6. Acho que ainda continuo na dúvida sobre o gentílico dos EUA já que estadunidense pode ser referente a quem nasce nos Estados Unidos do Mexicanos, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estados Unidos Mexicanos

      Excluir
    2. Olá Paulo,

      A diferença, no meu modo de entender e não sei se você há de concordar, que, ao contrário dos Estados Unidos da América, o país mexicano possui sim um nome próprio. São os Estados que se uniram para formar uma unidade maior, chamada México.

      No caso dos Estados Unidos da América, o termo estadunidense se dá pelo fato deles não terem tido a ideia de batizar a União, preferindo se referir ao continente, que, como sabemos, é uma unidade territorial que ultrapassa suas fronteiras políticas.

      Grande abraço.

      Excluir
    3. Na verdade, o termo Correto é Yankee

      Excluir
    4. Pode ser, na versão aportuguesada "ianque", mas não é muito recomendável, porque por questões históricas, pode se referir apenas aos estadunidenses da região norte.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. O termo "estadunidense" não encontra qualquer respaldo na língua portuguesa. Quem nasce nos Estados Unidos da América é americano. Apenas defendem denominações como "norte-americano" ou "estadunidense" professores de história, sem sintonia com o resto do mundo e com viés esquerdista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São pessoas como vc, que não entendem e/ou não acreditam nessas "jogadas" das grandes potencias, que alimentam esse "sistema" podre e injusto que domina o planeta. "Sistema" esse onde os EUA é o chefe absoluto.

      Excluir
    2. Concordo com você. Infelizmente a maioria das pessoas não percebe as sutilezas da liguagem, acham que tudo é uma invenção dos "esquerdistas".

      Excluir
  8. Concordo com tudo que foi dito, mas em ingles "estadunidenses" ficaria como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas engajadas na campanha de desnaturalizar a América como território estadunidense usam "unitestatians". Mas não existe oficialmente porque, justamente como foi dito, a intenção é dizer que "american" é quem nasceu nos Estados Unidos e não no continente americano.

      Excluir
    2. Eles poderiam se chamar de uniteds, não seria um termo correto por causa de tanto preconceito e extremismo que existe nos EUA mas seria um termo até que bonito.

      Excluir
  9. Resumindo,É Americano e pronto sem bla bla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo argumento apresentado. Convenceu a todos, parabéns.

      Excluir
    2. Seu nick fala muito mais do que você mesmo.

      Excluir
    3. Resumindo: deixa de frescura. Ninguém é obrigado a chamar os cidadãos dos Estados Unidos de americanos. Eles nap criaram uma lei "continental" que obriga o mundo de chama-los da forma que nem entender. Esse nome simplesmnte foi ADOTADO por eles e não POSSUÍDO. Eles de nenhuma forma rebaixam ou desvalorizam outros povos pelo simples fato de terem adotado o mesmo nome do continente. Vocês precisam parar de ficar arrumando esses debates inúteis de cunho político e ideológico porque ja esta mais do que claro para mim o seu posicionamento anti americano sem sentido e sem nexo. Eu chamo eles de americanos e em nenhum momento me sinto desvalorizado oi humilhado por isso muito pelo contrário!!! Eu tenho um imenso orgulho e admiração pelos AMERICANOS!!! Um povo bom que me trata e me aceita super bem e lideraram heroicamente a luta contra a grande deboracore de nações: o COMUNISMO. A idiotice do homem é tão grande que a Grécia e a Macedônia estão em constantes brigas de nomenclatura pelo simples motivo de a Grécia ter uma província que também se chama Macedônia e por isso não aceitar a nomenclatura do vizinho KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Enfim se quiser continuar com essa frescura de mortadela anti americana que nao leva a lugar so posso te desejar pena. Flw e abraços...

      Excluir
  10. Procurei hoje para meu filho de 11 anos como deveria ser a denominação de quem nasce nos EUA. Tive sorte em abrir logo sua publicação. A leitura nos proporcionou alguns debates em família, e pudemos falar sobre muitos temas interessantes, como dominação cultural, colonialismo, controle midiático, etc.
    Fomos muito além de uma reles denominação.
    Gostaria de ter sido sua aluna! Aplaudi de pé sua publicação! Bravo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francieli,

      Pra mim não há nada melhor do que saber que pude colaborar em proporcionar um debate entre pessoas que se interessam por este tipo de assunto. Fico feliz que tenha pego o assencial e debatido para que chegassem às suas próprias conclusões. Você com certeza seria uma aluna nota 10 (rs).

      Grande abraço e obrigado.

      Excluir
    2. Esse termo não acabou pegando também por conta das duas grandes guerras?
      No caso para os europeus seria correto chama-los de americanos, pois de fato eles são e os europeus não, não seria correto um brasileiro chama-los de americanos pois também somos

      Excluir
  11. 1 - ESTADOS UNIDOS:
    NA REALIDADE, PREFIRO CHAMAR DE TERRA DE TIO SAM POIS, CAÍMOS EM MÁXIMAS QUE NÃO TEM O MENOR SENTIDO:
    ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE: PRA COMEÇA NÃO SÃO TÃO UNIDOS ASSIM, NA TERRA DE TIO SAM POIS A LEI QUE VALE NUM ESTADO PODE NÃO VALER NO OUTRO, ALÉM DO QUE E O CANADÁ E O MÉXICO SÃO FORMADOS DE ESTADOS DESUNIDOS????????
    2 - PAÍS NORTE AMERICANO:
    E O MÉXICO E O CANADÁ POR ACASO NÃO SÃO PAÍSES NORTE AMERICANOS?
    3 -AMÉRICA DO NORTE:
    QUANDO SE FALA "LÁ NA AMÉRICA DO NORTE...." AMÉRICA DO NORTE É O CONTINENTE COMO UM TODO.
    TALVEZ CONSIGAMOS EXPLICAR ALGUMA COISA DEDUZINDO QUE A COLONIZAÇÃO INGLESA QUERIA DOMINAR TODO O CONTINENTE.

    TEMOS UM FENÔMENO AQUI NO RIO DE JANEIRO, NA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ, FALAMOS BARRA DA TIJUCA SEM ESTAR NA TIJUCA.
    ISSO FOI O FRUTO DO ALTO PODER AQUISITIVO DA TIJUCA NO PASSADO, QUE NÃO TENDO PRAIA E A ZONA SUL TAMBÉM NÃO TINHA TÚNEL NOVO ENTÃO INVADIRAM A BAIXADA DE JACAREPAGUÁ, AQUELA VELHA MÁXIMA:
    EU VOU INVADIR SUA PRAIA !!!!!!!!!!!!
    HOJE JACAREPAGUÁ NÃO TEM SUB-PREFEITURA PRÓPRIA, ESTÁ PERMEADO PELA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA CORRUPTA E ESTÁ PRATICAMENTE PULVERIZADO, A TAL BARRA NÃO TEM LIMITES.
    O CORRETO SERIA LAGOA DO ITANHANGÁ E BARRA DO IATNHANGÁ O QUE ESTARIA PERFEITAMENTE DENTRO DA IDENTIDADE DE JACAREPAGUÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deve corrigir sua afirmação sobre a Barra da Tijuca. Barra da Tijuca se refere a barra ou foz (junção de uma lagoa com o mar) da lagoa da Tijuca que é naquela região. Então não existe nada disso dessa apropriação de nome por pessoas como citado por voce se referindo a alto poder aquisitivo.

      O nome lagoa da Tijuca foi dado pelos indígenas da região muitos séculos atrás e é um nome com origem na língua tupi e significa "água podre", de ty ("água") e îuk ("podre"). O nome do bairro Tijuca se refere ao fato de ele estar justaposto ao maciço do mesmo nome (Maciço da Tijuca), que por sua vez derivou da lagoa da Tijuca que fica na baixada de Jacarepaguá. Sugiro você estudar antes de postar.

      Excluir
  12. Excelente. Puseram um nome de merda no país, contentem-se com um gentílico de merda. Se quiserem um gentílico melhor, têm que mudar o nome do país. Enquanto isso não acontece, é estadunidense mesmo. Porque americano, eu também sou.

    ResponderExcluir
  13. Achei muito interessante encontrar um artigo explicativo sobre isso; o que mais gostei foi o comentário-resposta em espanhol de Gabriel Achón.

    Resumidamente o uso do termo "americano"(no inglês, como todos eles se autodenominam "americans") não é somente uma arrogância tremenda como um erro crasso etimológico, causa da confusão quando se faz a referência aos habitantes do continente ao todo, afinal aos outros são referidos como "europeus, asiáticos" sem problemas. Não citei "africanos" para dar ênfase a outra gravidade: grande parte da população do país em tema, por ignorância de cultura exterior, tem dificuldade em diferenciar "República da África do Sul"("South Africa") e "continente africano"("Africa").

    Enfim, em relação à resposta do artigo, eu adoto uma opinião diferente das demais: "estadounidense" para mim continua sendo impróprio pois é o nome da organização política, referente à autonomia de cada estado. O caso é semelhante a outras nações "não batizadas", como "República Centro-Africana" e "República da África do Sul"(inclusive já citada aqui). Pessoalmente, referiria a população desses países como "pessoas/habitantes do[a] {NOME DO PÁIS}.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seus argumentos. Será que o pessoal do Lesoto, da Namíbia, de Moçambique ficam tão injuriados assim com as pessoas da África do Sul serem chamadas de sul-africanos? Afinal todos esses países fazem parte do sul da África. Destaco que nome é nome, não sei quem denominou, mas foi o nome do país adotado e consagrado. Então que se adote o gentílico baseado no topônimo

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gostei por demais do seu texto❗ Suas palavras esclareceram minha dúvida e ainda aprendi algo novo.
    Lendo os comentários, chego a conclusão de que talvez o termo "estadunidense" ainda não seja realmente adequado, mas é preferível e mais justo ao invés de "americano".
    Muito obrigado, professor 🤝 ✨💙✨.

    ResponderExcluir
  16. Mas o Adjetivo Pátrio nos mostra que não somos americanos e sim brasileiros ou brasilianos apenas. Americano é quem nasce nos EUA.

    ResponderExcluir
  17. Eu particularmente não gosto do gentílico estadunidense para se referir aos naturais dos Estados Unidos da América. O termo Estados Unidos se refere a organização política do pais e não a um topônimo (nome geográfico próprio de região, cidade, vila, povoação, lugar, rio, logradouro público etc.).

    O próprio Brasil e a Colômbia já fomos Estados Unidos e ainda hoje o México é Estados Unidos. Nenhum natural desses países foi chamado de estadunidense.

    Vejam que essa coincidência de nome de cidade com o nome de estado, província ou país acontece direto, sem que ninguém alegue uma apropriação, sem que ninguém chame de municipalense o nativo de São Paulo.

    Guatemala, Buenos Aires, Rio de Janeiro são outros exemplos dessa coincidência.

    Todas as línguas sérias do mundo, como inglês, alemão, russo, francês, usam o gentílico com o radical "ameri" . Só o espanhol que adota essa palavra artificial.

    Nesse andar e com essa forma bisonha de pensar, daqui a pouco a Califórnia vai entrar com uma ação na ONU contra o município de Califórnia no Paraná por apropriação de nome.

    ResponderExcluir
  18. Sugiro colocar a seguinte oração no Google Tradutor e buscar o resultado nas diversas línguas do mundo: "os estadunidenses são os cidadãos dos Estados Unidos da América". O radical AMERI aparece em 99% das traduções. As traduções que sejam feitas para alfabeto não latino, eu sugiro acionar a leitura e mais uma vez será falado o radical "AMERI". Só em espanhol virá esse termo bisonho "estadunidense"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês