Sergei Mikhalkov e os hinos da Rússia

Sergei MikhalkovUm detalhe curioso na estreia da Rússia agora há pouco na Copa do Mundo: o uniforme vermelho com detalhes em dourado e o hino, que remetem à União Soviética. 

A história do hino daquele país é repleto de complicadas reviravoltas, e com um personagem constante: Sergei Mikhalkov

A música escrita por Alexander Alexandrov surgiu em 1943. A letra foi composta pelo poeta e dramaturgo Mikhalkov. O refrão louvava o "partido de Lênin, o partido de Stalin/ Levando-nos ao triunfo do comunismo".

Depois da morte de Stalin, em 1956, seu adversário político e sucessor Nikita Khrushchev condenou o refrão, e assim o hino perdeu a sua letra. Assim, durante 21 anos, o hino foi executado apenas na versão instrumental. A União Soviética, reformada, procurava um autor para criar um hino da era pós-stalinista. 

Em 1977 o hino ganhou uma nova letra. O mesmo Mikhalkov, agora com 64 anos, acabou sendo incumbido novamente da tarefa, agora sem menções a Stalin: "O partido de Lênin, a força do povo". 

Em 1990, com a queda da União Soviética, o hino foi trocado. Boris Iéltsin modificou o tradicional hino soviético pela "Canção Patriótica", uma melodia sem letras, tal qual o hino espanhol, que não "colou". Foi chamado pelo povo de "hino das oligarquias", por representar um período de grandes desigualdades sociais no país. 

Já no outono de 2000, o novo presidente Vladimir Putin recebeu um grupo de atletas olímpicos russos que se queixaram com ele, porque a falta de um hino que representasse a grandeza antiga da Rússia os desmoralizava e tirava o sabor de suas vitórias. O velho hino soviético era muito melhor que aquele hino sem letra e sem graça. 

Então, o hino soviético voltou a ser tirado da gaveta. Mais uma vez, Mikhalkov, agora com 87 anos, escreveu uma nova letra para substituir a anterior. O refrão passou a louvar "a sabedoria ancestral do povo". Putin enviou ao parlamento um projeto de lei, e o novo hino velho foi rapidamente aprovado. 





Comentários

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário