Como Jean Wyllys se tornou a esquerda que a direita gosta

Nunca votei especificamente no deputado federal Jean Wyllys, eleito recentemente o melhor parlamentar de uma casa legislativa que não prima atualmente por grandes quadros. No entanto, como (ainda) simpatizante do seu partido, o PSOL, acredito que tenha ajudado sua eleição indiretamente ao votar 50 nos últimos sufrágios.

Não tenho nenhum motivo para fazer restrições ao seu mandato, que, ao contrário do que muita gente pensa, não se limita unicamente à defesa da causa homossexual. No entanto, quando temos a chance de ouvir suas opiniões a respeito de política internacional, o desacerto com a ideologia socialista que supostamente deveria representar gera uma grande decepção -- eu diria, até, uma enorme indignação por tamanha leviandade. Assim como outros dos seus colegas de partido também já causaram em outras oportunidades.

Jean-Wyllys

Nicolás Maduro, o presidente "totalitário"

Recentemente o laureado deputado foi se meter a fazer acusações sobre o presidente da Venezuela, que, através de um video editado com menos de um minuto, falou sobre a situação eleitoral do país. No tal video que Jean Wyllys publicou no seu Facebook, o presidente venezuelano afirma: 

Se sucedesse esse cenário hipotético (da vitória da oposição) negado, negado e trasmutado, eu governaria com o povo, sempre com o povo, e com união cívico-militar. Se ocorrer esse cenário, negado e trasmutado, a Venezuela entraria em uma das mais turvas e comovedoras etapas de sua vida política, e nós defenderíamos a revolução, não entregaríamos a revolução, e a revolução passaria a uma nova etapa (...) a revolução não será entregue jamais (...) com a Constituição nas mãos, levaremos adiante a independência da Venezuela, custe o que custar e como for”.

Numa interpretação pra lá de desonesta, digna de um verdadeiro quinta-coluna que faz a alegria da oposição golpista de direita, o deputado "socialista" brasileiro esquece o contexto de quase guerra civil que o mandato de Maduro precisa se manter e afirma que o presidente representa um perigo totalitário para a Venezuela, por suas medidas duras contra a oposição de direita, esta que não se furta a adotar quaisquer meios cabíveis para derrubar o governo bolivariano inaugurado por Hugo Chávez. Então quando o presidente diz que defenderá a revolução contra estes golpistas, estaria sendo, meramente, "antidemocrático".

Na pureza do coração dos socialistas defensores da "liberdade" (cuja democracia que apoiam se refere à defesa das instituições políticas burguesas e não da maior participação do povo nas decisões do poder, como fazem os "totalitários" Maduro e Fidel Castro), os verdadeiros socialistas venezuelanos que venceram golpes e atentados para implementarem um regime ainda frágil, incipiente, devem ceder gentilmente o poder àqueles que durante 500 anos exploraram a pobreza e o analfabetismo da população para se tornarem a classe rica e dominante.

Socialismo e liberdade pra quem merece: o povo

A confusão teórica de suas concepções socialistas já começa no nome do seu partido, que escolheu o pleonástico "socialismo e liberdade" para indicar que os outros socialismos são supostamente totalitários. Mas o PSOL é um partido de correntes, e existem outras concepções menos pueris do que esta na agremiação. Vendo, porém, a opinião do deputado sobre a Venezuela, podemos dizer que, na sua concepção, um partido socialista que tenha chegado ao poder ("democraticamente", é bom frisar) e precise se defender dos ataques, das ameaças, dos golpes e da influência perversa da ideologia burguesa nas mídias, é totalitário se não dançar conforme a música da farsesca democracia eleitoral burguesa. Os trotskistas do partido, baseados nesse engano colossal, também são capazes de lançar manifestos em apoio à revolução ucraniana (!) como fez Luciana Genro; e comparar o líder que libertou o mundo do nazismo ao preço de milhões de compatriotas combatentes, Josef Stalin, com um bandido criminoso que preside a Câmara dos Deputados (!!), como fez recentemente o deputado Chico Alencar.

Partidos socialistas depurados de conceitos incômodos para a burguesia como luta de classes, revolução e ditadura do proletariado, domesticados no consolo inútil da representatividade política no jogo da democracia burguesa, deveriam se limitar às suas pautas louváveis, como auditoria da dívida externa brasileira, taxação de lucro dos bancos e da riqueza, defesa das minorias, etc, coisas que o PSOL ainda faz muito bem. E deixar a política externa pra lá, porque já provaram que, nesse quesito, são um verdadeiro desastre.

Nota: o site do PSOL, tendo em vista a manifestação do seu deputado sobre o governo venezuelano, lançou um esclarecimento em que se isenta de responsabilidade nas afirmações do seu filiado, que durante os debates internos do partido, propícios para levantar teses, não se prestou a lançar nenhuma opinião sobre a Venezuela, preferindo jogar pra galera, naturalmente para polemizar. A nota do PSOL pode ser lida no link abaixo:

A Venezuela do PSOL





Comentários

  1. É inacreditável que ainda haja quem defenda Stalin. Genocida do povo Russo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei meu amigo, não é fácil vencer a propaganda nazista que veio desde os anos 30, que depois foi acampada pelos Estados Unidos e seus meios de comunicação, alcançando assim todo o Ocidente, que visa espalhar mentiras sobre aquele que foi sem dúvida seu maior inimigo.

      Temos que tomar cuidado para não cair nessa armadilha só do que ouvimos falar. Conhecer o outro lado da história é sempre a melhor maneira de formarmos nossa opinião sobre um assunto ou uma pessoa tão controversa.

      Por isso, se quiser ter um pouco mais de informação sobre as mentiras que viraram "verdades incontestáveis" sobre Stalin, eu sugiro a leitura de pelo menos duas obras importantes: a primeira: Stalin, um novo olhar, de Ludo Martens. A outra, Stalin, história crítica de uma lenda negra, do famoso filósofo italiano Domenico Losurdo. Talvez um dia, se você for do tipo que tem a mente aberta para novas informações, você possa ter uma visão diferente, um pouco mais justa sobre quem foi de fato esse personagem histórico que salvou o mundo do nazismo.

      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Marcelo Gaio06/11/2015, 13:27

    O ex bbb ja ta virando um deputado folclorico no brasil, implicante, repetitivo e em breve esgotado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, porque reconheço nele um trabalho importante numa Câmara infestada de ratos mil vezes pior do que ele. Mas a polêmica que ele provoca vai acabar interferindo na visão que as pessoas têm dele mesmo.

      Excluir
  3. Ele disse uma vez que fazia oposição ao governo e a esquerda. O pessoal riu e eu também. Mas agora que li o seu texto vejo que a frase dele faz sentido, mas não o sentido que ele quis aplicar. Haha

    ResponderExcluir
  4. A maior parte da esquerda brasileira esqueceu (ou nunca aprendeu) os conceitos básicos de socialismo, a defesa do marxismo e a real situação do mundo em que vivemos. Esses playboys do PSOL só sabem participar de marcha de maconha, de vadias e paradas gays. Se você é homem, branco e heterossexual passa de um potencial explorado para um opressor, mesmo que receba salário mínimo e acorde às 4 da manhã para se sustentar. Francamente, concordo com uma coisa: Jean Wyllys é a esquerda que a direita ama. Mas não está sozinho, disso ninguém pode duvidar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário