O desafio da Educação passa pelo estímulo à leitura

leitura de livros

Atualizado em 9 de maio de 2015

A indústria editorial no Brasil chegou ao final do século XX como a maior da América Latina. Mas, apesar de ser também a oitava do mundo em números absolutos de vendas, está longe de outros países em termos de proporção. A França, por exemplo, consome uma média de seis livros per capita por ano, enquanto que o Brasil, apenas dois.

O que se poderia fazer para transformar o Brasil num país de leitores? O problema neste setor é basicamente o mesmo do que em quase todas as outras áreas: a desigualdade. Enquanto alguns segmentos da sociedade consomem livros numa média europeia, uma grande maioria fica apartada desta valiosa ferramenta de formação, educação e crescimento pessoal.

Em 2004 o Governo Lula tentou dar uma solução a este problema, ao desonerar a indústria editorial, cortando alguns impostos como o PIS e o Cofins. Em troca, estas empresas contribuiriam com 1% sobre o valor das vendas, para a criação de um fundo de estímulo à leitura. Em 2009, após anos de reclamação do mercado editorial, que se beneficiou com o corte dos impostos mas não concordou com a contribuição, o Governo retomou essa proposta.

O fato é que, apesar de o Governo ter feito uma renúncia fiscal em torno de R$300 milhões, o preço do livro não caiu, contribuindo para a manutenção da dificuldade de amplas camadas da população a terem acesso aos lançamentos editoriais.

Dilma Rousseff, nesse seu segundo mandato, tem por uma de suas grandes metas a valorização da Educação, através dos recursos do pré-sal. A presidente deveria olhar com bastante carinho para este setor dos livros, já que não existe melhor maneira de se melhorar o nível intelectual e material de um povo do que disseminar o hábito da leitura entre ele. O primeiro passo a ser dado é pressionar as editoras para baratear o preço dos livros, para que o Brasil possa estar entre os países com os maiores índices de leitura não só em números totais, como também na média geral.





Comentários

  1. Espero que isso se acerte nesse novo ano :)

    []'s
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente. É um dos grandes prazeres que uma pessoa pode ter, por isso o melhor que fazemos é incentivar desde cedo esse delicioso hábito.

    Obrigado pelas participações

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês