O novo Plano Nacional de Educação

pne-2011

Em 2011 encerra-se o prazo de 10 anos do atual Plano Nacional de Educação (PNE-F), em vigor desde 2001, que deverá ser substituído pelo PNE-N, com novas metas, novas diretrizes que devem orientar os rumos da Educação no país pelos próximos 10 anos. O problema, é que o Plano Nacional de Educação que chega agora ao fim, teve muitas determinações não cumpridas pelos responsáveis. Por que deveríamos acreditar que o novo PNE será cumprido?

 

haddad O novo Plano Nacional de Educação nasceu fruto de debates ocorridos na Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizado no final de março e começo de abril do ano passado, em Brasília, com dirigentes como o Ministro da Educação Fernando Haddad (foto). Mas enquanto se discutia o novo Plano, deixou-se de se salientar que o antigo PNE deixou de ser cumprido por uma série de fatores. O primeiro deles foi o veto do então presidente Fernando Henrique Cardoso (logo ele, um professor de Sociologia) à cota de 7% do PIB para a Educação. Sem verbas suficientes, o Plano começou já cambaleante. Outro problema é que não se previu a quem cabia a responsabilidade pela implementação do Plano na Educação. Não se tem a clara ideia de que setores – se o Estado, o município ou a União – são responsáveis pela implementação das metas. E também não se prevê a menor punição no caso de que não venham a ser cumpridas. Neste cenário, nenhum político se sente na obrigação de dar o primeiro passo. Por conta disso, o país deixou de avançar em alguns setores estratégicos. Não conseguiu erradicar o analfabetismo até 2010, como o previsto; não conseguiu reduzir em até 50% a repetência e o abandono escolar, entre outras coisas. Mas também é verdade que o PNE representou um passo adiante em outras questões, como a implementação do Ensino Fundamental com 9 anos de duração, por exemplo.

 

O novo PNE-N prevê um aumento no investimento público em Educação, elevando progressivamente a participação da Educação no PIB para 7%. Especialistas defendem que seria necessário chegar a 10%. Se a presidente Dilma, que vem defendendo a valorização deste setor, não vetar os 7%, já será uma vitória. Outro fator que preocupa os especialistas é a determinação de que a taxa de conclusão dos cursos superiores chegue a 90%. De que maneira será feito isso? Aprovação de alunos despreparados? Queda na qualidade do ensino?

 

Seria pedir muito que o Congresso (responsável por analisá-lo) possa aprovar o novo PNE-N do jeito que a sociedade exige. Mas não custa nada dar um voto de confiança para a nova presidente, que elegeu a Educação como uma de suas maiores bandeiras. A sociedade civil precisa aprender também a se organizar e reivindicar do Poder Público as suas demandas. Vamos dar um tempo para ver se o novo PNE será cumprido, ou mais uma vez, não passará de uma mera carta de boas intenções.

 

fontes:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110118/not_imp667573,0.php

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/pne-plano-nacional-de-educacao-537431.shtml

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_jfilter&Itemid=164&params[search_relevance]=plano%20nacional%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o&params[search_method]=exact&params[tipobusca]=null





Comentários

  1. Como já disse várias vezes em meu blog, não acredito no sistema educacional no Brasil.

    Trabalho com isso diariamente e não vejo qualquer sinal de que possa vir a melhor. Muito pelo contrário.

    Todas as atitudes tomadas nos últimos anos parecem visar apenas ao decréscimo na qualidade da educação em todos os seus níveis, desvalorização do professor e aumento no processo de analfabetismo funcional dos brasileiros, principalmente dos de classe mais baixa.

    Por isso decidi há tempos fazer a minha parte da melhor forma possível, para manter minha consciência limpa de que pelo menos algo está sendo feito de útil pelos alunos.

    O resto, para mim, é puro blá blá blá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. é, de fato a educação no brasil é uma vergonha, cada vez eu acredito menos no sistema educacional...

    ResponderExcluir
  3. falar de educação e falar de uma construção, a qual engloba toda uma casta de profissionais, alguns deles como e o caso dos professores, que são atores principais neste cenário, deveriam ser melhor preparados e remunerados.
    uma coisa que foi mencionada e que não concordo de forma alguma é aprovar alunos que não estão preparados para exercer uma profissão, mais isso envolve todo um discurso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês