Blogueiro Ricardo Gama volta pra casa depois de atentado

Ricardo-Gama
Num país desenvolvido, onde a democracia é um princípio maduro e bem consolidado, onde as autoridades sabem tolerar bem as contestações que recebem dos cidadãos, jamais os opositores e críticos são silenciados à base de execuções à bala. Infelizmente este não é o caso deste nosso país, o Brasil.


No último dia 23, o blogueiro Ricardo Gama sofreu um atentado à bala em Copacabana. Foi atingido por três tiros por homens que estavam dentro de um carro prateado: um na cabeça, um no pescoço e outro no ombro. Foi levado para o hospital, onde passou por uma cirurgia. Depois de alguns dias, conseguiu se recuperar, e está em casa, escrevendo de novo.
Seu blog é conhecido por fazer muitas denúncias contra políticos, especialmente contra o governador fluminense, Sérgio Cabral – a quem acusa de ser mandante do atentado – e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ano passado Ricardo postou um vídeo em que mostrava o governador fazendo pouco caso de um rapaz que o abordou, chamando-o de “sacana” e acusando-o de fazer discurso de “otário”. (veja o vídeo abaixo).


Ricardo Gama afirma em seu blog que depois disso, sofreu ameaças de gente ligada ao governador, por causa da repercussão que teve o caso na internet:
Me lembro bem, como se fosse ontem, "algumas pessoas "do governo" dizendo que eu ia "me arrepender" pelo que tinha feito com Sérgio Cabral ao expor o seu lado verdadeiro.
Ainda é cedo para saber quem foi o mandante do atentado contra o blogueiro, já que as investigações estão em curso (pela Polícia Civil do... Estado do Rio) mas parece que uma coisa não deixa dúvida: Ricardo foi vítima de atentado por motivação política, por conta das insistentes denúncias que faz em seu blog.
Isso mostra o quanto o Brasil ainda precisa amadurecer, para ser realmente uma nação democrática e plenamente civilizada. Aqui, oposição política ainda é intolerável e críticas contundentes, passíveis de execução, tal como nas piores épocas da Ditadura Civil-Militar. Não é possível que o Estado do Rio de Janeiro esteja nas mãos de políticos que mais lembram mafiosos, que matam para eliminar e silenciar seus opositores. Ainda que este Ricardo Gama tenha motivações político-partidárias para suas críticas, já que é envolvido com um grupo ligado ao Anthony Garotinho do Partido Republicano (PR) que faz oposição ao governo, isso não é crime, embora seja de um tremendo mau-gosto. O fato é que a liberdade de expressão é um direito que deveria ser respeitado como princípio sagrado. Mas no Brasil, país ainda longe do nível desejado de alguma democracia que seja, críticas a gente do poder ainda são passíveis de assassinatos.

Blog do Ricardo Gama: http://ricardo-gama.blogspot.com/




Comentários

  1. A acusação de que os tiros foram fruto de um atentado são seríssimas, e devem ser apuradas.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É de dar medo imaginar que isso pode vir a acontecer a uma pessoa que faz o que a imprensa "oficial" deveria fazer: INFORMAR.
    Espero que o crescimento que a nossa economia está demonstrando nos últimos anos se reflita na sociedade, e as coisas comecem a mudar. Porque, convenhamos, já passou - e muito - da hora.

    ResponderExcluir
  3. Oi Almir, tudo bem?
    Nossa! Que horror!
    O ideal seria que as pessoas podessem expressar suas opiniões sem censuras ou represálias. Não conheço o blog dele, nem se também tem algum interesse em jogo, não posso julgar o fato em si; mas as consequencias. É uma barbárie isso de qualquer forma.

    Brigadão amigo por acompanhar meu trabalho, estou sempre por aqui.
    Grade beijo.

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogpost.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Almir,
    Tenho acompanhado esse caso também. Já tinha lido várias coisas publicadas no blog dele. Não resta dúvida que é polêmico e perigoso, diante de tantas denúncias.
    Lamentável o que aconteceu e realmente isso precisa ser investigado, prender os criminosos que fizeram isso e aí sim, poderemos começar a acreditar no interesse em se descobrir os verdadeiros culpados, sejam eles quem forem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu vou falar numa boa...
    Eu acho que o Gama é um exemplo de cidadão e de blogueiro. Ele é realmente muito bom.
    Mas, acho também que às vezes ele passa dos limites.
    Não no sentido que eu defenda o Cabral e nem o Paes, mas po... Ele tá comprando briga com poderes!
    Tem noção do que ele fez? Ele denunciou várias coisas. Até aí tudo bem... Ele já fez uma combi da prefeitura ser guinhada, já expulsou guardas da ordem de choque, já fez o escambal a quatro... Mas ele arriscou a vida de tal maneira, que, parece que ele não pensou nas consequências.
    De qualquer forma, desejo a recuperação dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês