Começou o fiasco da Copa do Mundo no Brasil

aeroporto-guarulhos
Depois de tomarmos conhecimento de que o trem-bala que ligaria Rio a São Paulo não estará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, agora é a vez de um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) denunciar que 9 dos 13 aeroportos em obras também não ficarão prontos a tempo, tendo risco de causar um tremendo vexame durante o evento.

O IPEA divulgou ontem que uma das obras mais importantes de infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil corre o risco de ser um grande desastre. Dos treze aeroportos em obras para o evento, nada menos do que nove não serão concluídos a tempo. O ministro Wagner Bittencourt de Oliveira, da Secretaria de Aviação Civil, dá explicações evasivas sobre o problema e afirma que "as obras estão andando no cronograma adequado para atender as necessidades da Copa". Quem está certo? Fico com os técnicos do IPEA.

Wagner_Bittencourt_de_Oliveira_secretaria_de_Aviacao_Civil_be_01Ministro da Secretaria de Aviação Civil acha que está tudo bem 

Joseph Blatter, presidente da FIFA, já havia alertado as autoridades sobre a demora, dizendo que a Copa do Mundo é “amanhã” e que nós estávamos pensando que era “depois de amanhã”. Orlando Silva, Ministro dos Esportes, rebateu dizendo que a Copa é “hoje”. Pelo visto, para os organizadores, a Copa é “ano que vem”.
São tantos os problemas e tão pouco tempo para solucioná-los que não é alarmismo imaginar que o país vai passar vergonha daqui a três anos. O problema tem sido um prato cheio para a oposição. O senador Álvaro Dias do PSDB disse ironicamente que "diante dessa situação, seria melhor o Brasil pedir desculpas à Fifa e abrir mão de realizar a Copa do Mundo. A continuar nesse ritmo, obras de infraestrutura, aeroportos e estádios construídos com dinheiro público, seria melhor para o Brasil que devolvesse o projeto e pedisse à Fifa que escolhesse outro país.”
Juntando a isso a lentidão e os recursos faraônicos para a construção e reforma de estádios, temos um cenário pessimista para a realização do evento em 2014. E o pior de tudo, é que a demora agora e a pressa perto do fim do prazo favorecem contratos com empreiteiras sem licitação, contribuindo para a farra do dinheiro público.

Maracana-em-obras Maracanã: lentidão e desperdício de dinheiro público

Para quem sonhava em realizar “a maior Copa de todos os tempos”, o que vemos são improvisos, entraves burocráticos, dinheiro público indo pro ralo e fracassos. Vamos acompanhar o andamento das obras, para que a Copa de 2014 não fique marcada como o maior fiasco mundial da história do Brasil.
Fontes:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/nove-aeroportos-nao-devem-ficar-prontos-para-copa-aponta-ipea.html
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/ministro-diz-que-obras-em-aeroportos-estao-no-cronograma-adequado.html




Comentários

  1. Meu querido amigo,
    desculpe não puder comentar agora, estou sem internet, num shopping com a bateria acabando, apartir de segunda-feira colocarei tudo em dia.
    Passei para avisar, vou tentar fazer o mesmo com os outros amigos,
    Abração.
    Mas segue acompanhando meu blog rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu acho que temos que acreditar mais no nosso pais. Problemas, imprevistos, existem e eu acho que podem ser resolvidos a tempo.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Você está sendo gentil ao dizer que o fiasco da COPA começou, a incompetência om os aeroportos são apenas mais um capítulo deste fiasco.
    O mais grave é o uso de dinheiro público em elefantes brancos cujo investimento nunca será recuperado.
    Mufando de assunto parabéns pelo Blog, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. É lamentável saber que o caos está por vir, ou melhor já está ai. Por um mês o Brasil viverá momentos de "glória" durante a copa do mundo, mas depois tudo volta ao normal e o dinheiro que poderia ter sido investido em escolas, saúde, e etc.. estará gasto em coisas fúteis e que para nada servirão para o desenvolvimento não do país, pois esse será visto como desenvolvido, mas a classe menos favorecida viverá a "vidinha" que sempre viveu.

    ResponderExcluir
  5. esses polityico corrupto são uma vergonha probrasil!! passar vergonha na frente de todo mundo nas olimpiads. deus me livre

    http://reescritadetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fala, Almir!

    Isso está sendo denunciado pela ESPN faz tempo. O problema é que isso é tudo estratégia. Se ficar tudo atrasado, entra "em campo" um tal regime de urgência, que ordena o uso de dinheiro público e a dispensa de licitações.

    A copa acontecerá, com todas as obras "prontas" - como o vexame do Engenhão, cuja incompletude passou a fazer parte do "projeto inicial - e todos ficarão felizes e de bolsos cheios... pelo menos aqueles que detêm o poder.

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Oi querido amigo,
    estou conseguindo comentar agora.
    Sobre a Copa, fora tudo isso que você escreveu, entraves, "politiquices"... puxa, tem uma coisa que me deixa muito braba é a questão de se fazer uma Copa aqui, país que têm uma pá de gente passando fome e lotando as filas do SUS. Me enche a paciência isso!
    O povo precisa comida, saúde, educação, isso é básico. Mas sempre prefere a política do "pão e circo"; mas o pão para os privilegiados. Mais ou menos como o lema da nossa bandeira: "Ordem e progresso" - Ordem ao povo; progresso para a elite!

    Meu amigo, estou de férias nesta semana de Páscoa. Estou nas terras de "Brad Júnior", não sei se tu conhece Buenos Aires. Cara, é tudo de bom. POr aqui o pessoal lê muito, a Bibioteca Nacional deles fica aberta 24h e muitas livrarias também. De madrugada se vê alguns cafés com gente dentro, papos, boemia e leitura. Uma loucura!
    Bem, se ver entradas da Argentina, tem sérias chances de ser "yo" rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah.. então é você? Eu tava achando que era o próprio Brad Júnior! (rsrs)

    Você falou e disse muito bem minha amiga, é isso aí mesmo.

    Eu ainda não tive o prazer de visitar a Argentina, mas faço ideia de que seja um lugar mesmo encantador. Nossos hermanos valorizam a cultura e a literatura, seria bom se copiássemos isso deles.

    Grande beijo e ótimas férias amiga!

    ResponderExcluir
  9. Fala Almir,
    Sendo direto: Sou totalmente contra a Copa do Mundo no Brasil. E acrescento as Olimpíadas no Rio também.
    A pouca vergonha em relação ao dinheiro pessimamente administrado e que será utilizado em obras sem licitações e superfaturadas, só me deixam cada vez mais enojado com tanta porcaria que o povo engole.
    Ainda aplaudem, acham bonito, fazem festa, mas não possuem bom senso em ler sobre os absurdos que envolvem esses eventos.
    Legado? Lembra do Pan-Americano? São uns brincalhões esses políticos brasileiros.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Pelo visto,essa copa da corrupção será o fiasco do século.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua crítica ou seu elogio abaixo. Sua participação é muito importante! Qualquer dúvida, leia nossos Termos de Uso

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Singapura, exemplo de sucesso neoliberal?

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

O mito do livre mercado: os casos sul-coreano e japonês