Água engarrafada, a última jogada da publicidade

agua engarrafadaHouve um tempo que a American Tobacco Corporation, nos Estados Unidos, queria aumentar as vendas de cigarro no país, e então contratou o papa da publicidade na época, Edward Bernays, que aplicou na propaganda conhecimentos de psicologia adquiridos com seu tio famoso, Sigmund Freud. O alvo era o público feminino, pois até aquele momento, o cigarro era um hábito tipicamente masculino. Bernays conseguiu convencer as mulheres através da publicidade, de que fumar era desafiar o poder masculino, era chique, dava status, e assim conseguiu convencer as mulheres a fumar, dobrando os lucros da indústria do tabaco.

Estava inaugurada a era moderna da publicidade. Hoje a propaganda continua uma das armas mais importantes do sistema capitalista, induzindo-nos a consumir produtos que de outra forma não teríamos a menor necessidade. Dessa vez, o alvo é a água engarrafada


A privatização da água é um sonho antigo, talvez a última fronteira do capitalismo mundial. O presidente do grupo Nestlé, Peter Brabeck, não esconde de ninguém esse desejo. Segundo ele, “a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura”. O primeiro passo vem sendo dado.

Não perca: ganhe 8 minutos da sua vida assistindo a este pequeno vídeo-documentário esclarecedor sobre como a indústria capitalista cria os mecanismos para nos induzir a consumir aquilo que deveria ser disponível para todos. O vídeo é sobre garrafas d'água, mas os mais espertos perceberão que a publicidade cria muitas outras necessidades inúteis, e mentir faz parte do jogo.





Comentários

Gostou do blog e quer ajudar?

Você também poderá gostar de:

Ainda sobre a metamorfose de Marcelo Freixo

Mídia tira trunfo do PT, mas o partido revida com corrupção

A Reforma Política e a disputa em torno do governo

Professores japoneses que não se curvam ao Imperador

Não se pode parar o trem da história por muito tempo