Água engarrafada, a última jogada da publicidade
Houve um tempo que a American Tobacco Corporation, nos Estados Unidos, queria aumentar as vendas de cigarro no país, e então contratou o papa da publicidade na época, Edward Bernays, que aplicou na propaganda conhecimentos de psicologia adquiridos com seu tio famoso, Sigmund Freud. O alvo era o público feminino, pois até aquele momento, o cigarro era um hábito tipicamente masculino. Bernays conseguiu convencer as mulheres através da publicidade, de que fumar era desafiar o poder masculino, era chique, dava status, e assim conseguiu convencer as mulheres a fumar, dobrando os lucros da indústria do tabaco.
Estava inaugurada a era moderna da publicidade. Hoje a propaganda continua uma das armas mais importantes do sistema capitalista, induzindo-nos a consumir produtos que de outra forma não teríamos a menor necessidade. Dessa vez, o alvo é a água engarrafada.
A privatização da água é um sonho antigo, talvez a última fronteira do capitalismo mundial. O presidente do grupo Nestlé, Peter Brabeck, não esconde de ninguém esse desejo. Segundo ele, “a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura”. O primeiro passo vem sendo dado.
Não perca: ganhe 8 minutos da sua vida assistindo a este pequeno vídeo-documentário esclarecedor sobre como a indústria capitalista cria os mecanismos para nos induzir a consumir aquilo que deveria ser disponível para todos. O vídeo é sobre garrafas d'água, mas os mais espertos perceberão que a publicidade cria muitas outras necessidades inúteis, e mentir faz parte do jogo.
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